quarta-feira, 7 de setembro de 2011

É respirando que se vive...

Minha primeira publicação no blog será sobre a primeira coisa que fazemos ao nascer: respirar!
A respiração está na base de tudo. O bebê, ao nascer, a primeira coisa que deve fazer, se quiser sobreviver, é respirar e é também a última coisa que fazemos nessa vida, damos o último suspiro...
Daí se vê, a respiração define a vida.
A respiração também define a forma como vivemos, a vida que levamos. O viver em sociedade exige que sejamos educados, logo, desde cedo começa um processo de controle de nossas ações e emoções, e vamos deixando de ser naturais para sermos adequados, educados, civilizados.
E como conseguimos isso? Às custas de nossa respiração.
É interrompendo nossa respiração, que antes fluía solta, que adquirimos o fadado controle. Interrompemos, alteramos a forma de respirarmos, e ficamos mais civilizados.
É desse processo de mudar a nossa forma de respirar que nascem as tensões. É contraindo os músculos que adquirimos o controle. Ficamos, portanto, tensos e respirando mal.

Hoje eu gostaria de compartilhar com você alguns exercícios e movimentos para você novamente despertar o potencial da sua respiração de lhe trazer saúde, bem estar e conforto.

1) Respiração com movimento de braços:
Com os pés afastados e os joelhos um pouco dobrados, você inspira enquanto levanta os braços até a altura dos ombros. Pare um pouco. Depois vá soltando o ar enquanto abaixa lentamente os braços. Tente fazer a respiração somente pelo nariz. Caso você sinta muita dificuldade, solte o ar pela boca na próxima execução.
Este exercício pode ser feito o tempo que você desejar, mas procure fazer pelo menos 10 repetições.

2) Massagem nas costelas:
Sente-se numa cadeira, apóie os pés no chão e procure manter a coluna ereta. Faça uma leve massagem nas bordas das suas costelas até o centro do seu peito, alternando entre um e outro. Faça isso até sentir alívio na musculatura, que permitirá que você passe ao próximo exercício.

3) Descobrindo a respiração profunda:
Deite-se de costas num colchonete ou colchão firme. Vá relaxando o corpo todo, largando-se totalmente, deixando o corpo ficar bem pesado.
Respire sempre pelas narinas. Solte o seu abdômen para poder fazer a respiração. É como se o seu abdômen fosse um balão, quando o ar entrar você enche, quando soltar o ar, a barriga entra.
É a mesma respiração que é feita pelos bebês.

Bem, começando por estes exercícios, tenho certeza que você poderá sentir novamente como se fosse uma criança, livre e espontânea...ou, se preferir, como um adulto saudável e tranquilo...



Seja feliz!

Um comentário:

Anônimo disse...

O endereço http://veja.abril.com.br/091209/pausa-respirar-p-182.shtml tem uma matéria interessante sobre respiração, enfatizando os efeitos sobre a saúde. Vale a pena ler.